Desde que foi lançado em 2006, o projecto “PT Paredes com Teatro” já levou à cena mais de 600 peças que foram vistas por mais de 45 mil espectadores.
Os dados foram avançados pela Câmara Municipal de Paredes durante a assinatura do protocolo que assinala o arranque oficial da 8.ª edição do PT considerado, em 2014, o melhor programa de Teatro Amador a norte de Coimbra.
“O principal objectivo deste projecto cultural do município é a promoção, o apoio e o desenvolvimento do teatro amador no concelho. A autarquia disponibiliza assim aos grupos participantes os meios humanos e artísticos (encenador profissional com formação académica superior), a formação (cursos e workshops técnicos), a divulgação dos espectáculos e os recursos financeiros (produção, prémios de participação e deslocações)”, refere nota de imprensa da autarquia.
“A ideia de fazer teatro amador com a ‘prata da casa’, formando públicos, é algo que reputamos de muito importante. Com imaginação e muita persistência, criámos condições para o surgimento de novos grupos. Recuperámos uma tradição cultural e acrescentámos-lhe valor. Hoje, o ‘PT Paredes com Teatro’ é uma certeza e um sucesso”, salienta Celso Ferreira, presidente da Câmara Municipal de Paredes.
GRUPOS PARTICIPANTES:
Grupo de Teatro Expansivos de Lordelo– Grupo de Teatro de Cete– Trupeça – Grupo de Teatro de Rebordosa- Grupo de Teatro de Vandoma– Grupo de Teatro Amador de Cristelo– Grupo de Teatro Clube Jazz de Baltar– Grupo de Teatro Girassol – Mouriz– Grupo de Teatro da Associação Nova Esperança – Sobreira– Grupo de Teatro da Associação Cultural e Social de Louredo– Grupo de Teatro Associação Altis Clube de Paredes– Grupo de Teatro Astro Fingido de Lordelo– Grupo de Teatro da Casa de Povo de Bitarães.
PT Paredes com Teatro Júnior– Grupo de Teatro Girassol Júnior – Mouriz– Grupo de Teatro Tic Tac Júnior – Cristelo– Grupo de Teatro “Os Mindinhos” – Rebordosa– Grupo de Teatro Juvenil do Clube de Jazz de Baltar– Grupo de Teatro Juvenil Da Associação Nova Esperança – Sobreira– Grupo de Teatro Juvenil da Associação Nova Esperança – Sobreira.
Fonte:Verdadeiro Olhar