Augusto Granja da Fonseca recebeu a Chave de Honra do Município de Paredes. A homenagem ao ex-presidente da Câmara aconteceu neste sábado e incluiu também o baptismo do novo edifício dos Paços do Concelho com o nome do actual presidente da Assembleia Municipal.
Granja da Fonseca mostrou-se satisfeito pelo seu trabalho ter sido reconhecido “em vida”. Já o seu sucessor na liderança da autarquia, Celso Ferreira, garantiu que Granja da Fonseca tem “uma grande quota-parte de responsabilidade” no desenvolvimento do concelho.
José Augusto Granja da Fonseca nasceu em Agosto de 1949, na freguesia de Fornelos, Santa Marta de Penaguião, onde foi presidente da Junta. Em Julho 1982, assumiu a liderança da repartição de Paredes e tornou-se o chefe de Finanças mais novo do país. Um cargo que ocupou até 1993, ano em que derrotou Jorge Malheiro e se tornou o primeiro presidente da Câmara Municipal de Paredes do PSD. Na liderança da autarquia esteve 12 anos, até que em 2005 foi eleito para a presidência da Assembleia Municipal, posição que mantém.
Dedicou-se igualmente ao associativismo e foi ainda presidente do União de Paredes e do conselho fiscal do Emaús – Associação de Apoio ao Deficiente Mental de Paredes.
Da obra feita enquanto presidente da Câmara destaca-se a construção de três piscinas municipais, a criação do Parque Urbano de Paredes, a ampliação do edifício da autarquia, a edificação de jardins-de-infância em todas as freguesias do concelho e a pavimentação de “centenas de quilómetros” de arruamentos.