Ao todo são 319 os quadrados de lã que compõem a manta tricotada pelas instituições do concelho de Paredes. O objectivo da iniciativa, lançada no âmbito do projecto "Tricota esta ideia - Uma manta pelos direitos dos idosos", é sensibilizar para os direitos dos idosos e consciencializar a sociedade para o aumento dos maus tratos à população sénior.
A manta do concelho de Paredes, apresentada esta sexta-feira, vai agora ser unida às mantas de muitos outros concelhos do país, compondo uma manta nacional gigante a apresentar no Dia Internacional do Idoso, a 1 de Outubro.
O projecto social "Tricota esta ideia – Uma manta pelos direitos dos Idosos" partiu de um desafio lançado, em 2014, pelo Projecto Juntos por Mais, em parceria com instituições do concelho de Oeiras e desenvolvida a nível nacional, com o objectivo de chamar a atenção para os direitos dos idosos.
"A Câmara de Paredes recebeu o convite e aderiu a esta ideia que vai de encontro à nossa política de proximidade e atenção aos idosos", explicou Hermínia Moreira, vereadora da Acção Social. Em parceria com a Rede Social do concelho, com a ajuda de Instituições Particulares de Solidariedade Social, Conferências Vicentinas, Escolas, Bombeiros, Cruz Vermelha e outras associações, foram tricotados 319 quadrados de lã para compor a manta do concelho. Na realidade, esclareceu a autarca, foram feitas duas, sendo que uma vai ficar no concelho para ser exposta em vários eventos, sensibilizando para esta questão.
Fonte: Verdadeiro Olhar