A Câmara Municipal de Paredes, através dos Pelouros de Ação Social, Cultura e Educação, criou, em 2014, o Banco Municipal de Manuais Escolares, para apoio às famílias com maiores dificuldades económicas, decorrente da crescente procura de livros escolares usados.
“Tendo em consideração a atual conjuntura socioeconómica do país e do concelho, procurámos minimizar os seus efeitos junto da comunidade educativa local. A criação de um banco municipal de manuais escolares é um imperativo social que visa apoiar as famílias com maiores dificuldades económicas. Por outro lado, pretende-se também sensibilizar a população para a importância da reutilização dos livros escolares”, salienta a vereadora Hermínia Moreira.
Através desta iniciativa, que pode ser uma maneira de dar uso aos livros encostados nas prateleiras de casa, ajudando ao mesmo tempo quem mais precisa, o município recebe e entrega gratuitamente livros escolares do 1.º ao 12.º ano de escolaridade. Para o efeito, os interessados devem dirigir-se à Biblioteca Municipal de Paredes, até ao dia 14 de agosto.
No ano letivo que terminou, foram abrangidas por esta iniciativa cerca de 700 famílias.