Câmara Municipal de Paredes homenageou, ontem, 5 de Outubro, os combatentes do concelho mortos na I Grande Guerra, numa cerimónia pública que teve lugar no Salão Nobre dos Paços do Concelho, no âmbito do centenário do início da I Grande Guerra.
A cerimónia começou com uma visita à exposição itinerante da Área Metropolitana do Porto, “A Grande Guerra e a Literatura”, patente na Câmara Municipal, seguindo-se a Sessão Solene no Salão Nobre dos Paços do Concelho. Após a Sessão Solene foi descerrado, na parede do corredor do Salão Nobre, um quadro dedicado aos heróis paredenses que morreram a combater pela pátria.
“Faz, em 2014, 100 anos que começou a I Guerra Mundial, pelo que decidimos prestar agora esta homenagem aos soldados de Paredes mortos em combate no conflito. São heróis portugueses que merecem as devidas honras e hoje, em dia de comemoração da Implantação da República, parece-me a data mais indicada para o efeito, porque o corpo expedicionário português ajudou a legitimar a nossa jovem república”, afirmou o Presidente da Câmara Municipal de Paredes.
“Às famílias dos combatentes devo apenas dizer que esta singela homenagem repõe justiça à memória de todos os que representaram Portugal na I Grande Guerra”, reforçou Celso Ferreira.
No final, os convidados deslocaram-se ao Largo da Estação de Paredes, junto à Loja de Turismo, onde o Presidente da Câmara inaugurou um monumento dedicado aos Combatentes da I Grande Guerra.
Fonte: Jornal a Verdade
Fonte: Jornal a Verdade