Avançar para o conteúdo principal

Posto da GNR de Lordelo inaugurado pelo Ministro Miguel Macedo

O Ministro Administração Interna, Miguel Macedo, inaugurou, na tarde de terça-feira, o novo Posto Territorial da Guarda Nacional Republicana (GNR) de Lordelo, no concelho de Paredes. O novo quartel, com instalações modernas e funcionais, representa um investimento de 1,1 milhões de euros e passa a acolher os 32 efetivos da GNR que velam pela segurança de cerca de 50 mil habitantes do município.
Miguel Macedo começou por enaltecer as excelentes condições que os militares da GNR vão passar a ter em Lordelo, afirmando após a inauguração, com a sensação de missão cumprida: “Este problema está resolvido. Venha o próximo”. Elencou em seguida o trabalho desenvolvido pelo Ministério da Administração Interna: “Disse desde o princípio que não iam ser as dificuldades económicas que me iriam desviar da estratégia. Três anos depois, Portugal é um país seguro, onde os índices de criminalidade continuam a decrescer. A segurança reflete-se, por exemplo, no turismo, que está com taxas sem precedentes”.
Depois de salientar que só inaugura equipamentos pagos e já em funcionamento, o Ministro da Administração Interna lembrou que se tinha comprometido, no ano passado, a fazer pelo menos uma inauguração por mês, em 2014. “Esta do Posto Territorial da GNR de Lordelo é a oitava e ainda vamos fazer mais nove até ao fim do ano. E há 33 projetos em curso”, congratulou-se.
Antes, o presidente da Câmara Municipal de Paredes, Celso Ferreira, não escondeu a satisfação pela inauguração do novo quartel. “É uma grande alegria. A GNR está em Paredes há quase 50 anos e esperou este tempo todo por este momento”, afirmou, mas não deixou de fazer um pedido a Miguel Macedo: “Peço ao Senhor Ministro que quando regressar a Lisboa analise o número de efetivos deste posto e do de Paredes, porque está claramente aquém das necessidades dos 90 mil habitantes do concelho e abaixo da média dos concelhos vizinhos de Valongo, Gondomar e Maia, por exemplo”.
Celso Ferreira aproveitou ainda o momento para anunciar um novo investimento no concelho: “Na sequência da última audiência com o Senhor Ministro Miguel Macedo, tive notícia do financiamento de 70 mil euros para a freguesia de Baltar, que terá uma área residencial para o GIPS (Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro da GNR), instalada numa antiga escola da freguesia”.
O primeiro orador da sessão foi o Comandante Geral da GNR, Tenente General Manuel Couto, que salientou a ordem social da região: “A evolução da criminalidade mostra que aqui se vive em paz e tranquilidade pública”. Referiu também que as instalações “modernas e funcionais do novo Posto Territorial são fruto da coordenação de esforços entre o Ministério da Administração Interna e a Câmara Municipal de Paredes e imprescindíveis à coesão social”.
Fonte: Jornal a Verdade

Msg Populares

1ª pedra da Igreja nova de Rebordosa tem meio século

O Outeiro da Audiência foi na década de sessenta, o local escolhido para a construção de uma Igreja nova em Rebordosa. A cerimónia do lançamento da primeira pedra presidida pelo Bispo do Porto, teve lugar, no dia 3 de Agosto de 1963. Hoje, meio século depois dessa cerimónia, o pequeno Outeiro está transformado, assim como a área circundante e a Igreja nova é desde há muito, ponto de referência paroquial e citadina.  Neste momento de esperança católica animada pelo Papa Francisco, esperamos que o amplo templo seja o espaço que congregue a família paroquial rebordosense, com vista a uma nova fase da vida religiosa em Rebordosa .

Padre Álvaro em Rebordosa

Padre Álvaro e Padre Joaquim O Cónego Álvaro Mancilha mais conhecido em Rebordosa por Padre Álvaro celebrou ontem, 20 de Outubro a Eucaristia das 19h00. O convite foi feito pelo pároco Mário João, em virtude de estar ausente em peregrinação vícarial. No final da celebração o Cónego Álvaro Mancilha recordou, que há 28 anos também na Eucaristia das 19h00 anunciará à comunidade rebordosense que a partir desse dia seria o pároco de S. Miguel de Rebordosa. De recordar, que durante 11 anos de vida paroquial em Rebordosa (1984-1995), o padre Álvaro foi o grande impulsionador da construção do Centro Paroquial de Rebordosa (1992), fundação do Agrupamento de Escuteiros (1994), fundação do Jornal Novo Encontro (1995), realização do Presépio ao vivo /1992-1996 e a Via-Sacra ao vivo 1995-1996, assim como o início da realização do dia da Paróquia (1992), que se manteve até 2011. Além destas iniciativas, outras mais marcaram o quotidiano religioso da paróquia rebordosense. 

Serragem da Velha em Rebordosa

Depois de um interregno de algum tempo regressa este ano a realização da Serragem da Velha em Rebordosa, marcada para o dia 24 de Março. O cortejo sai do lugar de Guimbra, pelas 20h30 e termina na Praça da Comunidade, com passagem pelos lugares seguintes: Outeiro, Sedouro, Santa vLúzia, Candeeira, Calões, Padrão, Vilar, Cocoludo, Av. B.V.Rebordosa, Aboim e S. Marcos.    

A CELER lança livro

A CELER-Cooperativa de Electrificação de Rebordosa lançou um livro intitulado "75 anos de História" , no passado dia 31 de Outubro.A sessão decorreu no Auditório da sede e contou com a presença de inúmeros cooperantes. O livro com quase duzentas páginas relata os momentos mais marcantes da instituição, bem como o Plano de Actividades e o Orçamento para 2008, ano em que A CELER completou 75 anos de existência. O livro faz ainda referência aos colaboradores, que de uma forma ou outra ajudaram na elaboração do livro. Na foto podemos observar a moderna e magestosa sede de A CELER.

RAC apresentou equipa aos sócios

O Rebordosa Atlético Clube apresentou a equipa para a época 2016 / 2017, aos associados, no Estádio Manuel Moreira , no passado dia 25 de Agosto.