A Unidade de Saúde Familiar (USF) São Miguel Arcanjo, em Rebordosa, em funcionamento desde Dezembro do ano passado, foi, esta quarta-feira, oficialmente inaugurada pelo ministro da Saúde, Paulo Macedo. Esta USF, garantiu a directora do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Vale do Sousa Sul, veio trazer melhores condições aos cerca de 10.300 utentes inscritos na unidade. “Tenho plena consciência que um dos objectivos do Governo é criar condições de sustentabilidade para o Serviço Nacional de Saúde, atribuindo a cada cidadão o seu médico de família. Pode ter a certeza que em Rebordosa não existe nenhum utente a descoberto”, garantiu Fátima Gonçalves ao ministro.
|
Questionado pelos jornalistas, Paulo Macedo desvalorizou as queixas sobre as alegadas irregularidades na criação e funcionamento desta USF. O ministro admitiu que há uma queixa a ser analisada na Inspecção de Actividades de Saúde, mas afirmou que não é por isso que ia deixar de visitar a unidade. Se fosse assim, “se calhar não visitava grande parte das unidades hospitalares do país. Quase todas têm queixas”, frisou.
“Não há consultas em atraso” em Rebordosa
32.197 foi o número de consultas realizado pelo Centro de Saúde de Rebordosa em 2011, adiantou Fátima Gonçalves. Segundo a directora do ACES do Vale do Sousa Sul, este ano, só em Janeiro, já foram realizadas 3.283 consultas médicas e 1.709 de enfermagem. “Não há consultas em atraso”, garantiu, referindo ainda que não há em Rebordosa utentes a descoberto e que no ACES do Vale do Sousa Sul 91 por cento dos utentes tem médico de família.
Já o ministro da Saúde aproveitou a inauguração da USF para lembrar as prioridades do Governo e as medidas para conseguir a sustentabilidade do Serviço Nacional de Saúde. “Os cuidados de saúde primários são o referencial da reforma que se pretende implementar e pela análise efectuada o conceito de USF assenta bem no princípio de que cada cidadão deve estar inscrito no seu médico de família”, explicou. Assim, defendeu o governante, apesar das restrições orçamentais a que o ministério não escapa, há que continuar a conquistar ganhos na saúde.
Na inauguração estiveram ainda o presidente da Câmara Municipal, Celso Ferreira, e o presidente da Junta de Freguesia de Rebordosa, Elias Barros, entre outras entidades. Ambos os autarcas destacaram a melhoria das condições no serviço desde que foi construído o novo centro de saúde.
Fonte:Verdadeiro Olhar
|
O Outeiro da Audiência foi na década de sessenta, o local escolhido para a construção de uma Igreja nova em Rebordosa. A cerimónia do lançamento da primeira pedra presidida pelo Bispo do Porto, teve lugar, no dia 3 de Agosto de 1963. Hoje, meio século depois dessa cerimónia, o pequeno Outeiro está transformado, assim como a área circundante e a Igreja nova é desde há muito, ponto de referência paroquial e citadina. Neste momento de esperança católica animada pelo Papa Francisco, esperamos que o amplo templo seja o espaço que congregue a família paroquial rebordosense, com vista a uma nova fase da vida religiosa em Rebordosa .