A Turismo do Douro lança o primeiro “Guia Turístico da Natureza do Douro”, no dia 16 de Janeiro, às 14h30, no Miradouro de São Salvador do Mundo, em São João da Pesqueira – um dos locais referenciados nesta edição que surge para que quem visita o Douro possa desfrutar ao máximo a sua riqueza natural única, da paisagem à geologia, fauna e flora.
Segue-se, às 16h30, uma sessão no Auditório Municipal de São João da Pesqueira. No quadro das comemorações dos 10 anos de elevação do Douro a Património da Humanidade, além do presidente da Turismo do Douro, António Martinho, participam Ricardo Magalhães, chefe de projecto da Estrutura de Missão do Douro, o presidente da Câmara Municipal de São João da Pesqueira, José Tulha, e Jorge Patrão, presidente do Turismo da Serra da Estrela, além de vários representantes dos sectores da hotelaria, restauração e empresas de animação.
Esta iniciativa do Turismo do Douro tem o apoio da CCDR-Norte, da Estrutura de Missão do Douro, e do QREN, através da ON2. O guia foi executado pela Longomai, uma empresa de Samuel Tapada.
A paisagem natural duriense, a preferida dos portugueses, segundo um estudo da Brandia Central, é Património da Humanidade pela Unesco (2001) e a mais antiga Região Demarcada e Regulamentada do Mundo (1756). O Douro foi ainda distinguido como Destino de Excelência, junto da Organização Mundial de Turismo (2008), é uma das 77 Maravilhas da Natureza do Mundo e 7º melhor Destino para Turismo Sustentável da National Geographic, entre 133 destinos (2009). Neste momento, a região é objecto de um trabalho dirigido pela National Geographic Society, com vista a integrar os sítios de Geoturismo.