Avançar para o conteúdo principal

Resultados dos Censos 2011 em Paredes

De acordo com os dados preliminares dos Censos 2011, o Concelho de Paredes mantém uma dinâmica de crescimento superior à média nacional, registando nesta última década uma variação positiva próxima dos 5%, quando em todo o território nacional a subida foi de apenas cerca de 2%, ao passo que na região Norte a população residente praticamente não se alterou entre 2001 e 2011.
Com efeito, entre os 86 municípios que constituem a região Norte do país, apenas 25 registaram um crescimento positivo na sua população residente, com os concelhos de Maia, Braga, Valongo, Paços de Ferreira e Paredes a destacarem-se claramente pela positiva. No caso concreto de Paredes, o concelho passou de 83.376 habitantes em 2001 para 86.161 em 2011, consolidando-se como o território mais populoso da NUT III Tâmega e o sétimo maior de todo o Distrito do Porto.
Ou seja, e com base nos resultados preliminares do Censos 2011, é possível desde já concluir que Paredes mantém-se como um pólo de fixação e atracção na região, crescendo mais do dobro da média nacional e escapando à trajectória negativa verificada na Área Metropolitana do Porto, em toda a região Entre Douro e Minho e na própria NUT III Tâmega.
De resto, e apesar do envelhecimento generalizado da população nacional, Paredes mantém-se como um dos 10 concelhos mais jovens do país – mais de um terço da sua população tem idade inferior a 18 anos –, vendo o número de famílias (média de 3,1 pessoas por agregado contra 2,6 a nível nacional) crescer 13% na última década e o seu parque habitacional quase 21%, também bem acima dos 16% da média nacional.
A nível de freguesias, pode concluir-se que o crescimento foi de um modo geral homogéneo, na medida em que apenas 3 das 24 freguesias que constituem o território tiveram uma variação negativa, sendo que em duas delas (Beire e Vila Cova de Carros) as perdas foram residuais. Pela positiva, destacam-se as freguesias de Gandra, Astromil e Cete, com aumentos superiores a 20%, mas também de Castelões de Cepêda, Bitarães, Louredo e Gondalões, com variações positivas acima dos 10 por cento-
Fonte: Câmara Municipal de Paredes.

Msg Populares

1ª pedra da Igreja nova de Rebordosa tem meio século

O Outeiro da Audiência foi na década de sessenta, o local escolhido para a construção de uma Igreja nova em Rebordosa. A cerimónia do lançamento da primeira pedra presidida pelo Bispo do Porto, teve lugar, no dia 3 de Agosto de 1963. Hoje, meio século depois dessa cerimónia, o pequeno Outeiro está transformado, assim como a área circundante e a Igreja nova é desde há muito, ponto de referência paroquial e citadina.  Neste momento de esperança católica animada pelo Papa Francisco, esperamos que o amplo templo seja o espaço que congregue a família paroquial rebordosense, com vista a uma nova fase da vida religiosa em Rebordosa .

Padre Álvaro em Rebordosa

Padre Álvaro e Padre Joaquim O Cónego Álvaro Mancilha mais conhecido em Rebordosa por Padre Álvaro celebrou ontem, 20 de Outubro a Eucaristia das 19h00. O convite foi feito pelo pároco Mário João, em virtude de estar ausente em peregrinação vícarial. No final da celebração o Cónego Álvaro Mancilha recordou, que há 28 anos também na Eucaristia das 19h00 anunciará à comunidade rebordosense que a partir desse dia seria o pároco de S. Miguel de Rebordosa. De recordar, que durante 11 anos de vida paroquial em Rebordosa (1984-1995), o padre Álvaro foi o grande impulsionador da construção do Centro Paroquial de Rebordosa (1992), fundação do Agrupamento de Escuteiros (1994), fundação do Jornal Novo Encontro (1995), realização do Presépio ao vivo /1992-1996 e a Via-Sacra ao vivo 1995-1996, assim como o início da realização do dia da Paróquia (1992), que se manteve até 2011. Além destas iniciativas, outras mais marcaram o quotidiano religioso da paróquia rebordosense. 

Serragem da Velha em Rebordosa

Depois de um interregno de algum tempo regressa este ano a realização da Serragem da Velha em Rebordosa, marcada para o dia 24 de Março. O cortejo sai do lugar de Guimbra, pelas 20h30 e termina na Praça da Comunidade, com passagem pelos lugares seguintes: Outeiro, Sedouro, Santa vLúzia, Candeeira, Calões, Padrão, Vilar, Cocoludo, Av. B.V.Rebordosa, Aboim e S. Marcos.    

A CELER lança livro

A CELER-Cooperativa de Electrificação de Rebordosa lançou um livro intitulado "75 anos de História" , no passado dia 31 de Outubro.A sessão decorreu no Auditório da sede e contou com a presença de inúmeros cooperantes. O livro com quase duzentas páginas relata os momentos mais marcantes da instituição, bem como o Plano de Actividades e o Orçamento para 2008, ano em que A CELER completou 75 anos de existência. O livro faz ainda referência aos colaboradores, que de uma forma ou outra ajudaram na elaboração do livro. Na foto podemos observar a moderna e magestosa sede de A CELER.

RAC apresentou equipa aos sócios

O Rebordosa Atlético Clube apresentou a equipa para a época 2016 / 2017, aos associados, no Estádio Manuel Moreira , no passado dia 25 de Agosto.