De acordo com os dados preliminares dos Censos 2011, o Concelho de Paredes mantém uma dinâmica de crescimento superior à média nacional, registando nesta última década uma variação positiva próxima dos 5%, quando em todo o território nacional a subida foi de apenas cerca de 2%, ao passo que na região Norte a população residente praticamente não se alterou entre 2001 e 2011.
Com efeito, entre os 86 municípios que constituem a região Norte do país, apenas 25 registaram um crescimento positivo na sua população residente, com os concelhos de Maia, Braga, Valongo, Paços de Ferreira e Paredes a destacarem-se claramente pela positiva. No caso concreto de Paredes, o concelho passou de 83.376 habitantes em 2001 para 86.161 em 2011, consolidando-se como o território mais populoso da NUT III Tâmega e o sétimo maior de todo o Distrito do Porto.
Ou seja, e com base nos resultados preliminares do Censos 2011, é possível desde já concluir que Paredes mantém-se como um pólo de fixação e atracção na região, crescendo mais do dobro da média nacional e escapando à trajectória negativa verificada na Área Metropolitana do Porto, em toda a região Entre Douro e Minho e na própria NUT III Tâmega.
De resto, e apesar do envelhecimento generalizado da população nacional, Paredes mantém-se como um dos 10 concelhos mais jovens do país – mais de um terço da sua população tem idade inferior a 18 anos –, vendo o número de famílias (média de 3,1 pessoas por agregado contra 2,6 a nível nacional) crescer 13% na última década e o seu parque habitacional quase 21%, também bem acima dos 16% da média nacional.
A nível de freguesias, pode concluir-se que o crescimento foi de um modo geral homogéneo, na medida em que apenas 3 das 24 freguesias que constituem o território tiveram uma variação negativa, sendo que em duas delas (Beire e Vila Cova de Carros) as perdas foram residuais. Pela positiva, destacam-se as freguesias de Gandra, Astromil e Cete, com aumentos superiores a 20%, mas também de Castelões de Cepêda, Bitarães, Louredo e Gondalões, com variações positivas acima dos 10 por cento-
Fonte: Câmara Municipal de Paredes.
Fonte: Câmara Municipal de Paredes.