Avançar para o conteúdo principal

Apoio às famílias mais necessitadas

A Câmara Municipal de Paredes, através dos Pelouros de Ação Social, Cultura e Educação, criou, em 2014, o Banco Municipal de Manuais Escolares, para apoio às famílias com maiores dificuldades económicas, decorrente da crescente procura de livros escolares usados.
“Tendo em consideração a atual conjuntura socioeconómica do país e do concelho, procurámos minimizar os seus efeitos junto da comunidade educativa local. A criação de um banco municipal de manuais escolares é um imperativo social que visa apoiar as famílias com maiores dificuldades económicas. Por outro lado, pretende-se também sensibilizar a população para a importância da reutilização dos livros escolares”, salienta a vereadora Hermínia Moreira.
Através desta iniciativa, que pode ser uma maneira de dar uso aos livros encostados nas prateleiras de casa, ajudando ao mesmo tempo quem mais precisa, o município recebe e entrega gratuitamente livros escolares do 1.º ao 12.º ano de escolaridade. Para o efeito, os interessados devem dirigir-se à Biblioteca Municipal de Paredes, até ao dia 14 de agosto.
No ano letivo que terminou, foram abrangidas por esta iniciativa cerca de 700 famílias.

Msg Populares

Padre Álvaro em Rebordosa

Padre Álvaro e Padre Joaquim O Cónego Álvaro Mancilha mais conhecido em Rebordosa por Padre Álvaro celebrou ontem, 20 de Outubro a Eucaristia das 19h00. O convite foi feito pelo pároco Mário João, em virtude de estar ausente em peregrinação vícarial. No final da celebração o Cónego Álvaro Mancilha recordou, que há 28 anos também na Eucaristia das 19h00 anunciará à comunidade rebordosense que a partir desse dia seria o pároco de S. Miguel de Rebordosa. De recordar, que durante 11 anos de vida paroquial em Rebordosa (1984-1995), o padre Álvaro foi o grande impulsionador da construção do Centro Paroquial de Rebordosa (1992), fundação do Agrupamento de Escuteiros (1994), fundação do Jornal Novo Encontro (1995), realização do Presépio ao vivo /1992-1996 e a Via-Sacra ao vivo 1995-1996, assim como o início da realização do dia da Paróquia (1992), que se manteve até 2011. Além destas iniciativas, outras mais marcaram o quotidiano religioso da paróquia rebordosense. 

1ª pedra da Igreja nova de Rebordosa tem meio século

O Outeiro da Audiência foi na década de sessenta, o local escolhido para a construção de uma Igreja nova em Rebordosa. A cerimónia do lançamento da primeira pedra presidida pelo Bispo do Porto, teve lugar, no dia 3 de Agosto de 1963. Hoje, meio século depois dessa cerimónia, o pequeno Outeiro está transformado, assim como a área circundante e a Igreja nova é desde há muito, ponto de referência paroquial e citadina.  Neste momento de esperança católica animada pelo Papa Francisco, esperamos que o amplo templo seja o espaço que congregue a família paroquial rebordosense, com vista a uma nova fase da vida religiosa em Rebordosa .

Serragem da Velha em Rebordosa

Depois de um interregno de algum tempo regressa este ano a realização da Serragem da Velha em Rebordosa, marcada para o dia 24 de Março. O cortejo sai do lugar de Guimbra, pelas 20h30 e termina na Praça da Comunidade, com passagem pelos lugares seguintes: Outeiro, Sedouro, Santa vLúzia, Candeeira, Calões, Padrão, Vilar, Cocoludo, Av. B.V.Rebordosa, Aboim e S. Marcos.    

1ª pedra da Igreja nova Rebordosa tem 51 anos

A Igreja em dia de cerimónia religiosa O lançamento da primeira pedra para a construção da Igreja nova de Rebordosa comemora hoje 51 anos. A cerimónia aconteceu a 3 de Agosto de 1963 e teve a  presença do Bispo da diocese. O amplo templo religioso somente ao fim de quase 4 anos ficou apto para a celebrações de actos religiosos. Possivelmente a primeira cerimónia religiosa, com bênção do Altar aconteceu a 18 de Abril de 1967, com a presença do Bispo do Porto, por ocasião de uma participada cerimónia do Crisma. 

Senhor dos Passos em Vilela

A Paróquia de Santo Estevão de Vilela realizou a habitual procissão do Senhor dos Passos, no passado dia 29 de Março. Como a foto documenta, a  religiosa iniciativa quaresmal contou com a participação de inúmeros fieis e as forças vivas da comunidade paroquial.