Avançar para o conteúdo principal

Polémica na atribuição de prémio de melhor aluno

Conselho directivo explica que prémio só pode ser entregue a quem permanecer em Rebordosa
Pai acusa Escola de Rebordosa de não entregar prémio a melhor aluna
O pai de uma ex-aluna da Escola EB 2,3 de Rebordosa, em Paredes, acusa a direcção do estabelecimento de ensino de não entregar o prémio de melhor aluno no ano lectivo de 20110/11 ao discente que obteve as melhores notas. Joaquim Garcês refere que a sua filha, Sandra Garcês, foi relegada apenas porque se transferiu para outra escola e já apresentou uma exposição na Direcção Regional de Educação do Norte (DREN).
Ao VERDADEIRO OLHAR, a direcção do estabelecimento confirma que Sandra Garcês foi, efectivamente, a melhor aluna, mas explica que o regulamento do prémio diz claramente que a distinção só pode ser conferida a quem se mantiver em Rebordosa. Amélia Santos, presidente do conselho directivo, sustenta ainda que esta foi uma imposição do patrocinador do prémio, a CELER.
Sandra Garcês, de 16 anos, tirou, no 9º ano, nota cinco a todas as disciplinas e nos três períodos no ano lectivo transacto. Esperava, por isso, receber o prémio de melhor aluno do 2º ciclo da Escola EB 2,3 de Rebordosa, distinção no valor de 150 euros que, no entanto, acabou por ser entregue a outras duas alunas. "Não houve ninguém que tivesse tido cinco a todas as disciplinas", reclama Joaquim Garcês. Para este pai, "não está em causa o dinheiro", mas sim "o prestígio". "Era um orgulho vê-la distinguida e ela conseguiu ser a melhor aluna. Não estão a reconhecer o esforço dela", critica Joaquim Garcês, que revela que já fez chegar uma exposição à DREN.
A direcção da escola confirma que as melhores notas foram de Sandra Garcês, aluna que, porém, não poderia receber o prémio por já não frequentar o estabelecimento de ensino de Rebordosa. "O prémio é entregue aos alunos que permaneçam na escola. Está definido no regulamento que foi aprovado no conselho pedagógico", afirma a directora.
Amélia Santos frisa, igualmente, que este critério foi imposto pelo patrocinador do prémio, a CELER e o seu presidente Manuel Moreira. "O donativo de 150 euros vem com essa especificidade. É um incentivo para os alunos continuarem em Rebordosa", declara.
Este argumento não é, todavia, aceite por Joaquim Garcês. "É por este tipo de situações que os melhores alunos do ano passado saíram de Rebordosa. A escola não tem capacidade para os acompanhar", acusa.
Fonte: Verdadeiro Olhar

Msg Populares

Padre Álvaro em Rebordosa

Padre Álvaro e Padre Joaquim O Cónego Álvaro Mancilha mais conhecido em Rebordosa por Padre Álvaro celebrou ontem, 20 de Outubro a Eucaristia das 19h00. O convite foi feito pelo pároco Mário João, em virtude de estar ausente em peregrinação vícarial. No final da celebração o Cónego Álvaro Mancilha recordou, que há 28 anos também na Eucaristia das 19h00 anunciará à comunidade rebordosense que a partir desse dia seria o pároco de S. Miguel de Rebordosa. De recordar, que durante 11 anos de vida paroquial em Rebordosa (1984-1995), o padre Álvaro foi o grande impulsionador da construção do Centro Paroquial de Rebordosa (1992), fundação do Agrupamento de Escuteiros (1994), fundação do Jornal Novo Encontro (1995), realização do Presépio ao vivo /1992-1996 e a Via-Sacra ao vivo 1995-1996, assim como o início da realização do dia da Paróquia (1992), que se manteve até 2011. Além destas iniciativas, outras mais marcaram o quotidiano religioso da paróquia rebordosense. 

1ª pedra da Igreja nova de Rebordosa tem meio século

O Outeiro da Audiência foi na década de sessenta, o local escolhido para a construção de uma Igreja nova em Rebordosa. A cerimónia do lançamento da primeira pedra presidida pelo Bispo do Porto, teve lugar, no dia 3 de Agosto de 1963. Hoje, meio século depois dessa cerimónia, o pequeno Outeiro está transformado, assim como a área circundante e a Igreja nova é desde há muito, ponto de referência paroquial e citadina.  Neste momento de esperança católica animada pelo Papa Francisco, esperamos que o amplo templo seja o espaço que congregue a família paroquial rebordosense, com vista a uma nova fase da vida religiosa em Rebordosa .

A CELER lança livro

A CELER-Cooperativa de Electrificação de Rebordosa lançou um livro intitulado "75 anos de História" , no passado dia 31 de Outubro.A sessão decorreu no Auditório da sede e contou com a presença de inúmeros cooperantes. O livro com quase duzentas páginas relata os momentos mais marcantes da instituição, bem como o Plano de Actividades e o Orçamento para 2008, ano em que A CELER completou 75 anos de existência. O livro faz ainda referência aos colaboradores, que de uma forma ou outra ajudaram na elaboração do livro. Na foto podemos observar a moderna e magestosa sede de A CELER.

Serragem da Velha em Rebordosa

Depois de um interregno de algum tempo regressa este ano a realização da Serragem da Velha em Rebordosa, marcada para o dia 24 de Março. O cortejo sai do lugar de Guimbra, pelas 20h30 e termina na Praça da Comunidade, com passagem pelos lugares seguintes: Outeiro, Sedouro, Santa vLúzia, Candeeira, Calões, Padrão, Vilar, Cocoludo, Av. B.V.Rebordosa, Aboim e S. Marcos.    

RAC apresentou equipa aos sócios

O Rebordosa Atlético Clube apresentou a equipa para a época 2016 / 2017, aos associados, no Estádio Manuel Moreira , no passado dia 25 de Agosto.