Avançar para o conteúdo principal

História rebordosense

A primeira vez que o topónimo de Rebordosa surge em documentos oficiais data das Inquirições de 1258. Mais tarde e ainda de acordo com a documentação oficial, a freguesia de Rebordosa foi abadia de apresentação da Casa de Penaguião, para a 25 de Novembro de 1513, ser incluída no foral de Aguiar de Sousa, dado por D. Manuel em Lisboa. Em 1839 aparece na Comarca de Penafiel e, em 1884 , na de Paredes. Eclesiásticamente, pertenceu ao extinto Bispado de Penafiel -arcediago de Aguiar de Sousa, no século XII. À comarca eclesiástica de Penafiel-1º Distrito entre 1856 e 1909 e à Vigararia de Paços de Ferreira entre 1916 e 1970. Rebordosa foi elevada a Vila a 16 de Maio de 1984 e a cidade a 1 de Julho de 2003. 

Msg Populares

Tru´peça retoma ensaios

A "Tru´peça" Associação de Teatro de Rebordosa iniciou recentemente os ensaios de nova peça de teatro integrada no PT Paredes com Teatro.13 elementos vão dar vida à dita peça, que terá como habitualmente a encenação de Ana Perfeito.  A estreia está prevista para o mês de Abrilde 2018.

Teatro em Rebordosa

BVR vencem provas na categoria de Cadetes

Os Bombeiros Voluntários de Rebordosa marcaram presença positiva, no passado fim de semana, no Concurso de Manobras disputado na cidade de Braga.Os voluntários de Rebordosa conseguiram levar ao pódio mais alto as equipas de Cadetes Masculino e Feminino, no 1º. Lugar e as Equipas A Feminino e Masculina ficaram com o honroso 2º. Lugar.

Concertos de Natal em Paredes

CAMINHADA DE NATAL