Avançar para o conteúdo principal

Mensagens

A mostrar mensagens de fevereiro, 2015

Recordando-Rebordosa 1965

Nesta nossa passagem pelo passado rebordosense recordamos hoje a actual Praça de Vales, no ano de 1965. Numa das fotos a partir da actual rua do Capelo e a outra do lado da rua de S.Tiago. Como se pode verificar, cinquenta anos depois muita coisa mudou neste movimentado local. De referir que as fotos são da autoria de Francisco Rocha (foto Mara).

Aniversário do Agrupamento de Escuteiros

O Agrupamento de Escuteiros 1030 de Rebordosa comemorou no passado fim-de-semana de 21e 22 de Fevereiro, o seu 21º aniversário. Uma Vigília na noite de sábado e a cerimónia de Promessas na Eucaristia do dia 22 assinalaram a data.

RAC vence fora de casa

O Rebordosa Atlético Clube arrecadou nova vitória fora de casa, ao vencer a formação de Valadares, por uma bola zero, no passado dia 22 de Fevereiro. Após esta vitória a equipa rebordosense subiu ao 4º lugar da tabela classificativa estando agora a seis pontos do líder. A nível concelhio os resultados foram os seguintes: Aliados de Lordelo-2-Gens-0; Paredes-1-Padroense-0; Vila Meã-1-Aliança de Gandra-1.  

Campanha de Recolha de Património de Paredes

A Câmara Municipal de Paredes solicita a todos os paredenses a cedência de fotografias, objetos, cartazes ou panfletos de monumentos, tradições, festas ou quaisquer outras temáticas de interesse histórico e cultural sobre o património do concelho de Paredes, no âmbito da iniciativa “Paredes, uma imagem, uma história”. Este projeto visa reforçar o acervo do Arquivo Municipal de Paredes, através da digitalização e divulgação do material recolhido, que integrará posteriormente exposições a realizar nas várias freguesias do concelho e durante as Festas da Cidade. Após a digitalização dos documentos, todo o material será devolvido aos proprietários. Os interessados em colaborar com esta campanha de recolha de património devem contactar o Arquivo Municipal de Paredes: margarida.meireles@cm-paredes.pt (255788863); carlos.ferraz@cm-paredes.pt (255 788 919); ou arquivo@cm-paredes.pt .

Espectáculo a favor das festas da cidade de Rebordosa

Concurso de Máscaras de Carnaval em Paredes

Os Pelouros da Educação e do Turismo da Câmara Municipal de Paredes promoveram o 1º Concurso de Máscaras de Carnaval com o objetivo de desenvolver e estimular a criatividade dos alunos das escolas do concelho de paredes. O Centro Escolar de Mouriz e o Jardim-de-Infância de Paredes foram os vencedores nesta primeira edição, que contou com a participação de mais 11 escolas do concelho: Centro Escolar de Sobrosa, Jardim-de-Infância de Estrebuela, Centro Escolar de Recarei, Centro Escolar Lordelo 1 e Lordelo 2, Centro Escolar de Gandra, Centro Escolar de Rebordosa, Centro Escolar de Sobreira, E.B.1 Serrinha, E.B.1 Muro e Jardim-de-infância de Trás as Vessadas. Os trabalhos estão expostos na Loja de Turismo de Paredes até ao final do mês. "Para além dos postais de natal, esta é outra atividade que visa a estimulação da criatividade entre as crianças do concelho de Paredes”, refere Hermínia Moreira, vereadora do Pelouro de Educação da Câmara Municipal de Paredes.

Fim de Semana Gastronómico em Paredes

A exemplo do sucedido em anos anteriores, o Município de Paredes volta a associar-se à iniciativa do Turismo Porto e Norte de Portugal, proporcionada pelos “Fins-de-Semana Gastronómicos”. Uma aposta de sucesso que visa promover e divulgar a riqueza dos sabores tradicionais da gastronomia do Concelho de Paredes, numa oportunidade para os visitantes desfrutarem da beleza das nossas paisagens e da riqueza do nosso património. Prevista para o fim-de-semana de 20,21 e 22 de Fevereiro de 2015, esta edição terá os rojões e papas de sarrabulho e a sopa seca como iguarias selecionadas nas refeições servidas pelos estabelecimentos de restauração aderentes.

Carnaval em Rebordosa

Rebordosa, apesar de não ter historial carnavalesco, nem por isso deixou de festejar a data. Não houve cortejo organizado, mas os foliões, individualmente ou em grupo vieram para a rua e festejaram o Carnaval. Como a foto documenta, um dos vários grupos de mascarados cheio de imaginação e boa disposição percorreu várias artérias rebordosenses e acedeu a ser retratado para a nossa objectiva. Fica assim registada para futuro um pouco da tradição carnavalesca em Rebordosa..

Carnaval de Lordelo

No passado dia 15 de Fevereiro, o Carnaval de Lordelo saiu à rua e atraiu muitos milhares de pessoas. O Cortejo teve bons momentos de animação e sátira politica, para gosto de quem se deslocou à cidade de Lordelo. De entre muitas imagens retratamos uma, para registo do acontecimento.

RAC vence Aliados de Lordelo

O Rebordosa Atlético Clube venceu por duas bolas a uma, a formação do Aliados de Lordelo, no Complexo Desportivo de Azevido, no passado dia 14 de Fevereiro. Com esta vitória a equipa rebordosense subiu ao 5º lugar da classificação geral. A nível concelhio os resultados foram os seguintes: Aliança de Gandra-4-Candal-3 e Gens-2-União de Paredes-1. Após esta jornada o União de Paredes ocupa o último lugar da tabela classificativa.

Apresentação da equipa LA Alumínios-Antarte-Rota dos Móveis

O Clube de Ciclismo de Paredes apresentou, esta quarta-feira, 11 de Fevereiro, na Casa da Cultura de Paredes, a sua equipa profissional para a época de 2015, a LA Alumínios – Antarte – Rota dos Móveis, perante uma plateia ávida por conhecer os ciclistas que compõem o novo plantel.Mário Rocha, diretor desportivo da equipa, e Luís Almeida, principal patrocinador e grande aficionado, têm mantido a continuidade da formação paredense no pelotão nacional, numa região onde o ciclismo goza de grande popularidade e de um número muito alargado de adeptos. “2014 foi um ano muito positivo. A conquista do Prémio da Montanha na volta a Portugal, a vitória na chegada à Torre e as vitórias nos circuitos demonstram que estamos no bom caminho. Para 2015, mantivemos a mesma linha, com 100 por cento de atletas portugueses e atletas jovens”, salientou Mário Rocha. Os objetivos da equipa La – Antarte – Rota dos Móveis para este ano passam por vencer uma etapa da Volta a Portugal e conquistar o pos

Rebordosa - actual zona da Igreja nova

Rebordosa Fevereiro 2015

Recordando

 Rebordosa-fins dos anos 80

Baile de Máscaras da ASDVLS

Inscrições nos Bombeiros Voluntários de Rebordosa

Estão abertas as inscrições para Bombeiro e para Cadetes Masculino e Feminino, na Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Rebordosa.  As inscrições podem ser feitas na sede da referida associação humanitária. Este desafio é feito aos jovens de qualquer idade e aos mais jovens com idades entre os 11 e os 14 anos. Abraça a oportunidade de seres útil à sociedade de que fazes parte. 

RAC empata em Paredes

O Rebordosa Atlético Clube empatou a zero bolas, no reduto do União de Paredes, no passado dia 8 de Fevereiro. Após esta jornada a equipa rebordosense ocupa a 6ª posição da tabela classificativa. A nível concelhio os resultados nesta jornada para a mesma prova foram os seguintes: Aliados de Lordelo-0-Valonguense-0; S. Rito Tinto-0-Aliança de Gandra-2. Na tabela classificativa temos: Aliados de Lordelo-7º; Aliança de Gandra-11º e Paredes 19º, num campeonato de 20 equipas.

Baile de Carnaval em Rebordosa

Obras de restauro na Capela de S. Marcos

As obras de restauro da Capela de S. Marcos, na paróquia de S. Miguel de Rebordosa foram inauguradas, no passado dia 3 de Fevereiro. O arranjo no pequeno templo englobou obras interiores e exteriores e o seu custo acedeu a 64 mil euros, suportados por empresários, Comissão de Festas de 2011 e Junta de Freguesia de Rebordosa.

Roubo de cofre em Beire

Cofre guardava peças de ouro e custódia Furtado cofre de 300 quilos da casa paroquial de Beire A casa paroquial de Beire, em Paredes, foi assaltada entre a noite de quinta-feira e a noite do dia seguinte. Depois de ter sido alertado para uma janela aberta, foi o próprio padre que descobriu que faltava um cofre de cerca 300 quilos e com 1,5 metros de altura. O cofre guardava algumas peças de ouro e uma custódia, uma peça de arte sacra que era usada nas procissões que se realizavam na freguesia. O sacerdote não consegue estimar o valor dos objectos furtados. O padre Paulo Pinto acrescenta que os ladrões não levaram mais nada, deixando para trás objectos de valor como um plasma. “Só quiseram o cofre, porque pensavam que tinha dinheiro. Mas vão ficar desiludidos, porque não tinha dinheiro nenhum”, refere. Fonte: Verdadeiro Olhar

RAC empata em casa

O Rebordosa Atlético Clube empatou com a formação de Vila Meã a duas bolas, no Complexo Desportivo de Azevido, no passado dia 1 de Fevereiro. Após esta jornada a equipa rebordosense mantém a 5ª posição na tabela classificativa. Na próxima jornada o RAC desloca-se a Paredes a fim de defrontar o União de Paredes.