Avançar para o conteúdo principal

Mensagens

A mostrar mensagens de fevereiro, 2009

Tru'peça em dia de aniversário

"O Tru'peça" Grupo de Teatro Rebordosa comemora hoje dia 26 de Fevereiro,o 2º aniversário da sua fundação. Actualmente o grupo está transformado numa associação designada "Tru'peça Associação de Teatro de Rebordosa, mas para os fundadores o dia 26 de Fevereiro de 2007 ficará sempre ligado ao inicio do grupo teatral. O próximo dia 28 de Fevereiro, dia da estreia da peça "A Quadrilha", a realizar no Salão da Junta de Freguesia servirá também para festejar o segundo ano de existência do referido grupo.

Engenheiros de obras empatadas no Carnaval de Lordelo.

O Referendo em Rebordosa sobre a localização da Casa Mortuária foi a maior paródia de todo o Carnaval de Lordelo. Os engenheiros de obras empatadas e a corda vinda de Sobrado provocaram as maiores gargalhadas insinuosas e maldosas dos muitos milhares de pessoas presentes ao longo do desfile carnavalesco. Sem dúvida, que os engenheiros de obras empatadas e os moços da cal, como também já são conhecidos fora de fronteiras, foram os ridicularizados, na mente e na voz daquela imensa multidão, que se deslocou à cidade de Lordelo. Felizmente, a maioria da população rebordosense não faz parte dessa "elite" de engenheiros e moços da cal.

Aniversário do Agrupamento de Escuteiros

O Agrupamento de escuteiros festejou o 15º aniversário, no fim de semana de 21 e 22 de Fevereiro. As cerimónia tiveram inicio no dia 21, com uma Vigilia de Oração, na Igreja Nova e prosseguiram no dia seguinte com Promessas de Lobitos, Exploradores, Pioneiros e Caminheiros, na mesma Igreja, durante a missa das 11h00. A festa escutista contou com a presença de mais 6 Agrupamentos, do núcleo Este, que muito contribuiram para animar a festa da familia escutista.

Futebol RAC

O Rebordosa Atlético Clube, a disputar o campeonato nacional da 3ª divisão ocupa actualmente a 4ª posição, com 33 pontos em 20 jogos. Nas camadas jovens, a equipa de Juniores, a disputar a 2ª divisão da AFP série 4 está classificada em 3º lugar, com 42 pontos em 20 jogos. A equipa de Juvenis continua a comandar a 6ª série da 2ª divisão da AFP, com 46 pontos em 17 jogos. A equipa rebordosense venceu 15 jogos, empatou 1 e perdeu outro. A equipa de Iniciados a jogar na primeira divisão da AFP, série 2 realizou 23 jogos tem 20 pontos e ocupa a 12ª posição. Por ultimo a equipa de Infantis a disputar a série 4 da 2ª divisão da AFP, tem apenas 8 pontos em 17 jogos e está classificada em 11º lugar.

Desfile de Carnaval

As escolas do ensino pré-primário e primário organizaram um cortejo de Carnaval, hoje dia 20 de Fevereiro. O desfile saiu da Praceta 25 de Abril e terminou na Praça da Comunidade. A tarde soalheira atraiu muitas pessoas, para ver a pequenada cheia de folia e alegria desfilar por várias artérias da cidade. Como a foto documenta o cortejo contou com a participação de algumas centenas de alunos, além de professores e funcionários das escolas. Esta iniciativa teve o apoio da Junta de Freguesia.

Desaparecido encontrado morto

Um rebordosense com pouco mais de oitenta anos, foi encontrado sem vida no Rio Ferreira, na zona de Campo Valongo. O homem em causa era solteiro, vivia sózinho, na zona de Aboim e havia desaparecido há cerca de oito dias. A pessoa em questão deixou documentos em casa, no dia do desaparecimento. As autoridades estão averiguar as causas da misteriosa morte.

Ex-presidente de Junta faleceu

O ex-presidente da Junta de Freguesia de Rebordosa, Joaquim Sousa Santos faleceu hoje dia 17 de Fevereiro, com 72 anos de idade. Eleito nas listas do CDS em finais de 1982, exerceu o cargo de Presidente de Junta entre 19-01-1983 e 12-01-1986, tendo conseguido o terceiro mandato consecutivo da história do CDS, até aos dias de hoje.

Ministra em Rebordosa

No passado dia 13 de Fevereiro, a Ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues esteve em Rebordosa, depois de ter presidido ao lançamento da 1ª pedra dos Centros Escolares de Gandra e Mouriz. No auditório de “ACeler”, onde foi recebida, a governante acompanhada pela Directora Regional Norte, pelo presidente da Câmara de Paredes, Celso Ferreira e quase toda a vereação, discursou, assinou protocolos e dialogou com 4 crianças da escola de Baltar, via Internet, depois de ter ouvido atentamente a exposição feita pelo arquitecto Nuno Lacerda (rebordosense de nascimento) e vencedor dos concursos públicos para a construção dos Centro Escolares de Mouriz, Vilela, Gandra, Duas Igrejas, Rebordosa e Recarei. No seu discurso e depois de vários elogios à politica educativa do executivo liderado por Celso Ferreira, Maria de Lurdes Rodrigues afirmou que Paredes é um exemplo do muito que se faz no país a nível escolar. Frisou ainda, que o encerramento de 64 escolas no concelho de Paredes e 2.200 no

Tempo Quaresmal

Este tempo quase Quaresmal que nos é dado viver pode ser um período propício para analisarmos e reflectirmos sobre a sociedade que somos e a que podemos ser. Nesta sociedade confusa e conflituosa é preciso assumirmos uma posição de defesa de valores humanos e cristãos. Qualquer passagem do Evangelho de Jesus Cristo pode indicar-nos o caminho a seguir, para que a terra em que vivemos seja agradável, próspera e bonita, sem lugar para invejas, politicas ou sociais e muito menos para a implantação do reino de meia dúzia de candidatos a defuntos, que julgam ser o todo de um povo. A nossa terra e o nosso povo merecem mais e melhor e todos não seremos de mais, para conseguir tal objectivo. Hoje mais do que nunca é preciso renascer e ter coragem de viver com Cristo na nossa vida, para que os valores em que acreditamos, não sejam tábua rasa nas mãos de falsos profetas.

Ciclone de 1941

No passado dia 15 de Fevereiro completaram-se 68 anos sobre a passagem do ciclone, que nesse dia varreu Rebordosa e outras localidades do país. Segundo relatos de quem viveu o acontecimento, a fúria dos ventos foi destrutiva e assustadora. Além da destruição de muitos telhados, as estradas ficaram intransitáveis devido à queda de imensas árvores. Apesar da muita destruição, os danos foram apenas materiais, mas a força da natureza ficou para sempre inesquecível.

Requalificação junto Igreja Matriz

A Câmara de Paredes está a efectuar obras de requalificação na via junto à Igreja Matriz. Como a foto documenta, as obras incluem o alargamento da rua, pelo que o adro da referida igreja vai ficar um pouco menor. A requalificação contempla também a colocação de cubos granitos no piso junto ao dito adro, a construção de passeios e outras obras.

Inscrições nos BVR

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Rebordosa tem abertas inscrições para bombeiros voluntários. Os candidatos têm de ter idades entre 17 a 34 anos, 9º ano de escolaridade, ou formação superior, para acesso ao quadro de oficiais de bombeiros. As inscrições podem ser feitas através pelo telef. 224 157 44, nas instalações dos BVR, das 09h00 às 18h00, ou Rebordosa@mail. Telepac.pt.

Tru'peça na Casa da Cultura

O Grupo de Teatro de Rebordosa “Tru’peça” apresenta a comédia “Quadrilha”, na Casa da Cultura, no próximo dia 6 de Março (sexta-feira), pelas 21h30. O espectáculo integrado na III edição do PT Paredes com Teatro é o segundo de quatro previstos da divertida peça teatral. De referir, que a estreia tem lugar dia 28 de Fevereiro, pelas 21h30, no Salão da Junta de Freguesia.

Brincadeiras de criança no Cemitério

O repousante local terreno chamado Cemitério, nem sempre tem momentos de total tranquilidade. Em várias situações há flores, jarras ou velas, que mudam de sepulturas, sem que os familiares dos falecidos ali sepultados tenham algo a ver com o acontecimento. Normalmente pensa-se em roubo ou abuso de confiança, quando na realidade o que acontece é a mudança ser feitas por mera brincadeira de crianças que passeiam por todo o Cemitério. Para evitar este estado de coisas, que podem levar à desconfiança de pessoas contra pessoas é necessário uma maior atenção por parte dos pais ou responsáveis pelas crianças, que os acompanham, a fim de evitar tais brincadeiras.

Obras da Casa Mortuária

As obras da Casa Mortuária tiveram início em finais de Janeiro, apesar da oposição sectária de vários candidatos a defuntos, alguns dos quais sem viverem em Rebordosa. Outros estão contra a localização da obra, mas não sabem apresentar qualquer alternativa, num confrangedor vazio de ideias, a mostrar claramente que não se movem pelos interesses da terra, mas por outros interesses, que o povo começa a descortinar à distância. Lamentavelmente essa gente só acordou agora para uma realidade que tem mais de seis meses e, que alguns até aprovaram. Então por que razão todo este barulho em 2009? Calendário eleitoral? Oportunismo de ocasião? gente bem mandada? ou simplesmente, como começa a ser voz do povo, precionar a integração de um amigo, na lista de canditatos à C.M.Paredes por um determinado partido? Creio que um pouco mais de auto-respeito e dignidade, não fica mal a ninguém e valoriza a imagem de uma terra e de um povo.

Aniversários associativos

A Associação Humanitária Bombeiros Voluntários de Rebordosa comemorou no passado dia 17 de Janeiro, 31 anos de vida. Foi fundada a 17-01-1978. O Clube de Caçadores de Rebordosa festejou no passado dia 28 de Janeiro 31 anos de vida. Foi fundado a 28-01-1978.

Onda de Assaltos

Depois da tentativa de roubo numa ourivesaria, a ladroagem assaltou esta semana uma loja de telemóveis, uma clinica e um apartamento, na zona de Vales. O caricato achado de algumas peças em ouro dentro de um autoclismo, na casa de banho de um café da zona levou à solicitação das autoridades, que depressa chegaram aos larápios. De referir, que os 3 detidos eram assiduos frequentadores do referido café e residentes em Rebordosa.

20 anos depois

O Centro de Saúde, a sede da Junta de Freguesia e o salão polivalente desta, completaram no passado dia 28 de Janeiro 20 anos de vida. A inauguração foi solene e pouposa refletindo o bom ambiente politico em torno da inauguração. A colaboração registada entre dois ministérios, Câmara de Paredes, Junta de Freguesia e outras entidades é um bom exemplo para muitos pseudo-politicos aprenderem alguma coisa nos dias de hoje. Os interesses colectivos sobreposeram-se de forma exemplar aos interesses pessoais e a choradeira e o culpar os outros, não faziam parte do dicionário social e politico daquela época, como hoje acontece.